O desempenho do futsal é modulado por vários fatores entre eles a cognição tem um papel de destaque. Durante um jogo, o jogador tem de analisar a movimentação da bola e as ações do seu adversário e companheiros de equipe para selecionar e executar a sua ação dentro do jogo, os jogodores mais inteligentes conseguem antecipar as ações dos adversários e criar jogadas imprevisíveis.
Dessa forma, no decorrer de uma partida de futsal situações variadas surgem e quando ocorre um bom entendimento do jogo, a ação tomada deve ser imediata, dessa forma fica claro que o futsal é um esporte de inteligência e decisões onde todos os movimentos têm que ser pensados e executados o mais rápido possível, seja para atacar e superar o adversário em busca do gol ou mesmo para me defender e recuperar a posse da bola. Dessa forma o futsal se torna um jogo imprescionante, imprevisivel e complexo dotado de objetivos peculiares, onde pensar se torna fundamental para obter sucesso no aprendizado e esse pensar é coletivo onde o meu pensamento, ou seja, a inteligência tem que estar ligada ao do meu colega que deve estar ligada com o restante do meu grupo, tudo isso em sintonia e sincronia perfeita que leve a superação da equipe adversária.
Nesse sentido , o futsal enquanto modalidade que vantagens o tempo todo em todos os sentidos sobre o adversário, em especial a vantagem no placar,necessita para isso acontecer com mais frequência, treinos onde os alunos vivênciam situações reais de um jogo, estando preparados para o maior numeros de situações possiveis e imprevisíveis de um jogo. Segundo Scaglia (2003) é nesse contexto de totalidade e complexidade, que o futsal deve ser pensado, entendido e treinado, sendo interrompido e retomado sempre que a situação exigir.
Moá Esp. em futsal.
0 comentários:
Postar um comentário