A cada dia o vejo o quanto é maravilhoso contribuir na construção da história de pessoas e transforma-las positivamente em seres melhores... Hoje o futsal me alegra, pois apesar do mundo egoísta e cruel do qual fazemos parte, a semente do estimulo é semeada a cada treino e posso ver na prática a superação dos limites e a perspectivas de novas possibilidades e novos desafios surgir como metas futuras e encarada com sede de conhecimento e consciência de agir corretamente nas demais áreas da vida.
Os valores aprendidos no futsal aos poucos os alunos conseguem transferir e transformar em atitudes e as mudanças são nítidas e vista a olho nu, valores como: cooperação, dedicação, respeito, união entre outros.
Na parte específica da modalidade o entendimento está sendo lento mas acredito que quando o processo for arraigado e retido os alunos nunca mais irão querer jogar de qualquer jeito e o futsal agradece.
A valorização do pensar coletivamente do sentimento de pertencimento do grupo é importante para o sucesso do aprender bem e consequentemente jogar bem, um simples gesto de destacar o passo de cada jogada até o surgimento do gol, deixa todos em um mesmo nível de importância para a equipe, futsal é grupo, dependência um do outro e ajuda é a somatória de forças em prol da mesma causa.
E qual é a causa do futsal? Vencer jogos? Ganhar títulos? Talvez a verdadeira causa esteja na preparação para as indagações anteriores, o fascinante não é simplesmente vencer, mas se preparar corretamente para as afrontas do jogo e transferir a mesma alegria, dedicação e comprometimento para ter êxito nas outras áreas da vida.
Moá Castro Esp. em Futsal.
0 comentários:
Postar um comentário