sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Missão de professar


 

Em nossa missão de professar nossos conhecimentos e em nossas respectivas áreas de atuação, lidamos constantemente com alunos em pleno processo de formação, e percebe-se que a diferença entre alunos bem sucedidos e mal sucedidos é mínima.
A diferença muitas vezes se dá pelo comportamento de pais e professores, vejamos a importância no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, podemos contribuir para que eles (alunos) vivam experiência de sucesso ou de fracasso. Quer queira ou não queira; não temos opções: se você faz parte do cotidiano de uma criança e tem autoridade, liderança ou convívio familiar você será espelho dela para o bem ou para o mal. É importante saber como queremos ser lembrados; pode ser que passe despercebido ou que não influencie a vida do seu aluno, isto seria um desperdício. Faça a diferença! Porém na maioria das vezes você vai influenciar sim, afinal você é o professor. Eles seguirão seus exemplos os bons e os maus.
Embora o sucesso em qualquer área seja resultado de um projeto a longo prazo,detalhes, palavras e atitudes certas em momentos críticos são ferramentas poderosas para transformar medo em coragem, derrota em vitória, desânimo em garra... Ou o contrário.
Ensinar o caminho dá vitória é uma arte rara e preciosa. Ela exige equilibrar amor e rigor, carinho com cobranças, tolerância com disciplina, firmeza com suavidade. Por mais que pareça difícil, é assim que constroem verdadeiros vencedores, pessoas com autoestima, confiança e senso de valor próprio.
Não existem formulas prontas e tudo tem sua exceção. Esperamos, contudo, que você esteja atento, ciente de que é um SER importante para esse filme. O filme da vida de seu aluno ou filho; tenha um final feliz.
 

 

0 comentários:

Postar um comentário